Pesquisas
o mito e a imagem feminina nas elegias de propércio
letícia ferreira
paulo martins - orientação
o conceito de arte em plínio, o velho - livro XXXVI
ana carolina aquarolli martins
paulo martins - orientação
financiamento: FFLCH
A pesquisa em questão tem por finalidade a análise da concepção de arte na obra enciclopédica de Plínio, o velho, em especial ao longo do livro XXXVI. Foram também observadas as características temáticas e formais de seu projeto enciclopédico. A fim de compreender a noção de ars, bem como a crítica de arte feita por Plínio, fez-se necessário discutir ainda alguns aspectos ligados à natureza e sua relação com o homem. A partir do conceito de imitatio, buscou-se desenvolver brevemente a relação entre arte e technê. Fez-se ainda necessário abordar a questão do índex, por meio do exame do cânone de escultores gregos, e das digressões anedóticas, sendo, portanto, relevante ressaltar a varietas do texto analisado, que formalmente tornam a obra de Plínio tão única.
a questão da imagem na segunda sofística: o caso de filóstrato
pedro brener
paulo martins - orientação
financiamento: FAPESP
período: 2017-2018
O projeto de pesquisa trata de um estudo a respeito dos Livros I e II dos Eikones de Filóstrato, o velho, tendo em vista dois aspectos: a) a "fôrma" retórica das écfrases que compõem as duas coleções de descrições pictóricas e b) o conceito de arte empregado por Filóstrato no decurso dessas composições pictórico-descritivas. Tal estudo terá como fundamento teórico textos antigos e modernos que dizem respeito ao conceito de écfrase, à segunda sofística e ao conceito de arte na antiguidade.
artigos publicados:
1. MARTINS, P. BRENER, P. Novas luzes sobre a Segunda Sofística. CODEX: Revista de Estudos Clássicos, v. 5, p. 11-28, 2017. DOI: https://doi.org/10.25187/codex.v5i2.12281
as artes visuais em sexto propércio
mariana marchini leite rodrigues
paulo martins - orientação
financiamento: CNPq
período: 2017-2018
Nas elegias de Sexto Propércio, pode-se notar uma alusão recorrente ao universo das artes visuais, que se manifesta de forma diversa. Ora através da descrição de monumentos artísticos, como o Templo de Apolo na elegia 2.31, ora através da citação de pintores, como na elegia 3.9, ou, ainda, a partir das inúmeras descrições dos personagens, Cíntia e Propércio, que mostraram possuir forte influência temática de pinturas e esculturas na sua composição, como na 1.3. Valendo-se de tal alusão, a presente pesquisa visa a compreender qual seria o conceito de arte visual, mas também poética, que estaria presente nas elegias de Propércio, a partir da seleção e análise das elegias em que este tema estava em mais larga medida presente.
artigos publicados:
1. MARTINS, P.; RODRIGUES, M.M.L. A Elegia no Canto IV da Eneida. CODEX: Revista de Estudos Clássicos, v. 5, p. 91-108, 2017. DOI: https://doi.org/10.25187/codex.v5i2.13971
gêneros poético-retóricos nos coros e monólogos da medeia de sêneca
mariana hetti gomes
paulo martins - orientação
financiamento: CNPq
período: 2015-2016
As tragédias de Sêneca já foram avaliadas como didáticas em relação à doutrina moral estoica. Apesar de ser uma teoria em geral ultrapassada, a proposta do trabalho é demonstrar que Sêneca se utilizou de um método didático ao expor diferentes gêneros literários na tragédia Medeia. Nesta análise, os monólogos ou discursos demonstrariam gêneros retóricos e os cantos corais, gêneros poéticos.
origem e evolução de charon na grécia antiga
jasmim sedie drigo
josé marcos mariani de macedo - orientação
financiamento: FAPESP
período: 2011
Dessa forma, procura-se estabelecer uma origem aproximada da figura na Grécia Antiga e como as influências externas auxiliaram na transformação do barqueiro grego ao longo dos séculos.
um retrato de júlio césar por ele mesmo
gdalva maria da conceição
paulo martins - orientação
financiamento: FFLCH
período: 2011
Este estudo objetiva observar relatos de acontecimentos ocorridos na guerra civil romana, da segunda metade do I séc. a.C., descritos na obra A Guerra Civil (Bellum Civile), escrita por Júlio César em forma de Comentários (Commentarii), nos quais o próprio César esteve envolvido ou como principal protagonista ou apenas como narrador. O critério utilizado para a análise será o exame de alguns procedimentos compositivos utilizados pelo autor na construção da mensagem que deseja veicular. Por meio desse exame pretende-se entender como ele se coloca em sua obra, outorgando-lhe uma finalitas, que opera como moldura do retrato que ele pinta dele mesmo, produzido a partir de elementos, implícitos ou explícitos da narrativa, em que ele parece projetar-se como libertador do povo, cumpridor das leis, defensor dos direitos, injustiçado em sua dignitas.
de signis de cícero: as imagens e as palavras
anna carolina barone
joão angelo oliva neto - orientação
financiamento: FAPESP
período: 2010-2011
A pesquisa começará com a tradução do livro IV do Segundo Discurso contra Verres, de Cícero, conhecido como De Signis (Sobre as Imagens), em que o orador enumera as mais diversas obras de arte roubadas por Verres, oferecendo base para a pesquisa de imagens greco-romanas. Isso vem ao encontro dos objetivos de dois Projetos de Pesquisa integrantes do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da USP, que, já como Grupos de Pesquisa, estão articulados e cadastrados no CNPq: grupo VERVE - Verbum Vertere: ESTUDOS DE POÉTICA, TRADUÇÃO E HISTÓRIA DA TRADUÇÃO DE TEXTOS LATINOS E GREGOS, liderado pelo Prof. Dr. João Angelo Oliva Neto, meu orientador, e grupo IAC - IMAGENS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA, liderado pelo Prof. Dr. Paulo Martins. Justifica-se a pesquisa pela contribuição tanto para as Letras Clássicas, como para a História, a História da Arte e a Arqueologia: De Signis é a mais antiga e abundante fonte romana para o estudo da recepção e da circulação de obras de arte, além de ser a primeira fonte conhecida sobre a prática do Colecionismo. Finda a tradução, haverá cotejo com outras fontes antigas para verificar nos discursos as diferentes elocuções sobre obras de arte em diferentes gêneros e autores, levando-se em conta a questão das palavras (uerba) em relação às coisas (res). O trabalho terá um viés teórico próximo ao de Michel Foucault em A Arqueologia do Saber e adotará o método do paradigma indiciário delineado por Carlo Ginzburg em O Signo de Três, perseguindo objetivos históricos, artístico-imagéticos e linguístico-discursivos: a pesquisa integrará a vertente que procura compreender a multiplicidade dispersante de um passado em que circulam, de modo nada pacífico, objetos materiais, mas também - e em especial - palavras e valores.
a batalha de canas: uma descriptio em tito lívio
denise de souza ablas
paulo martins - orientador
período: 2009
financiamento: PRP/USP
Tito Lívio conta, em sua grandiosa obra Ab urbe condita a história de Roma desde sua fundação até o século I a.C.. Parte de seu trabalho foi conservada até nossos dias e tem sido lido e comentado por estudiosos há séculos. Apesar de algumas divergências entre os acadêmicos, há um consenso: o texto historiográfico de Lívio tem valor artístico e isto se deve especialmente ao domínio que o autor tinha da arte retórica. É o que se observa em trechos que apresentam descrições vívidas de cenas como as de batalhas e de cercos. Tendo por base a imagem verbal da Batalha de Canas (ocorrida em 216 a.C., durante a Segunda Guerra Púnica) produzida por Tito Lívio e descrita no livro XXII do autor, a presente pesquisa pretende estudar os procedimentos retóricos ékphrasis/descriptio e enargeia/euidentia, auxiliares de Lívio na composição de suas descrições claras e vivazes.
edição brasileira da obra: die antiken schriftquellen zur geschichte der bildenden künste bei den griechen
henrique verri fiebig
paulo martins - orientação
período: 2009
financiamento: FFLCH
A finalidade desta pesquisa é disponibilizar aos pesquisadores lusófonos envolvidos de alguma forma com o estudo das belas-artes uma edição em língua portuguesa da obra Die antiken Schriftquellen zur Geschichte der bildenden Künste bei den Griechen, na qual o historiador de arte e arqueólogo alemão Johannes Adolph Overbeck compila uma série de textos essenciais para o estudo das belas-artes greco-latinas.
Nesta edição levar-se-á a cabo: a) a tradução, do alemão para o português, do prefácio e do índice da obra de Overbeck; b) a indicação de traduções para o português, ou para o inglês, espanhol, francês e italiano, dos excertos selecionados pelo autor; c) a produção de notas literárias, históricas e filológicas relativas aos textos antigos elencados pelo autor; e d) a elaboração de índices remissivos de assuntos e nomes próprios.
imagines amoris
lya valéria grizzo serignolli
paulo martins - orientação
financiamento: FAPESP
período:
Sob seu aspecto geral, esta pesquisa tem por objetivo o estudo de conceitos relativos à produção imagética, seja ela verbal ou não-verbal, nos discursos da Antiguidade greco-romana, observando-se as lições de Aristóteles na Poética, de Horácio na Epístola aos Pisões, de Cícero no De Inuentione e no Orator, de Quintiliano nas Institutio Oratoria. Já, sob seu aspecto específico, o estudo trata do Amor, de Eros, e do Cupido em sua representação visual e verbal. A pesquisa, portanto, visa à aferição de homologias discursivas, estabelecidas, de um lado, por pintores e escultores e, de outro, por doutrinadores, poetas e filósofos.
Para ilustrar os conceitos que serão discutidos foram selecionados poemas, pinturas e esculturas em que está figurado Eros (Cupido, Amor, Puer). Essas imagens serão observadas sob o ponto de vista de sua elocução que utilizam e dos efeitos de sentido que produzem. Nesse sentido são imperiosas as lições das autoridades e dos autores antigos a respeito desses procedimentos retóricos e poéticos.
ekphrasis na eneida de virgílio
melina rodolpho
paulo martins - orientação
período: 2006
financiamento: FAPESP
o éthos de aníbal em tito lívio: uma imago
cynthia helena dibbern
paulo martins - orientação
período: 2008
financiamento: PRP/USP